Setembro de 2015: Aporte, Patrimônio, Salário e Pensamentos


Imposto de Renda INSANO

Tive que tirar 3 mil reais da poupança, pra pagar cerca de R$ 3.200,00 em imposto de renda.
Nesses últimos meses meu negócio deu bons frutos, por conta de investimentos que fiz no trabalho, e paguei cerca de 1600 de IR em julho e 1600 em agosto, como pessoa física.

Já tirei meu CNPJ e vou enquadrar meu trabalho como empresa, do tipo Simples Nacional...foi quase mil reais pro contador abrir ela, e tenho que pagar R$ 200,00 todo mês pra ele.

Faz parte, pra ganhar mais, tem que gastar mais. No começo a gente fica bem triste de pagar tanto imposto, dá uma revolta...3 mil reais investidos seriam excelentes. Mas, fazer o que...ou pago agora, ou o Leão me pega e pago mais depois.

Como Pessoa Jurídica, vou diminuir bastante o tanto de imposto que vou pagar, embora tenha gastos com contabilidade. Mas, to tendo um pensamento positivo, quem ganha mais, paga mais, espero a cada mês poder pagar mais e mais imposto, pois estarei ganhando mais.

Sim, pago todo mês imposto, o Carnê-Leão, pois sou autônomo.

Pra GANHAR tem que GASTAR


Sobre o crescimento: juntei uma grana e chamei mais gente pra trabalhar comigo, em trabalhos freelancers, meio que to 'gerenciando' eles, os 'contratando'. Sem mistério, fica duas dicas de vida pra vocês ganharem mais dinheiro:

1. Não importam o que façam, se fizerem pra você (e não pra uma empresa/chefe), o potencial de ganhar mais é bem maior.
2. Junte e invista pra escalar. Ou seja, fazer o que você faz, mas mais. Como faz isso? Contrata gente.
Junta dinheiro e dá mil reais pro cara fazer um serviço contigo, ou outro por fora, que vai te gerar mil e 100 reais. Lucro de 100.

Sem mistério, é um tipo de investimento também.

Crise

Tá feia a coisa...me bateu um baita desânimo o tanto de imposto que paguei, e vou ter que pagar mais ainda, você fica bem indignado quando vê que o dinheiro vai pro governo e vê poucos benefícios como retorno.

Sobre a crise, basicamente passamos anos de farra de crédito.
Sempre critiquei gente que recebia mil ou dois mil de salário, comprando carro 0km (em 5 anos, pagando o dobro) e apartamento bom (em 20 ou 30 anos financiado).

Me desculpem, mas quem ganha mil reais não pode ter carro e casa. As contas não batem.
Eu juntei mais de um ano pra comprar um populixo usado de 10 anos pra não entrar nessa de financiamento..Poderia muito bem ter financiado um quando tava tirando um salário mínimo por mês. Mas o que fiz? Baixei a cabeça, entrei no ônibus e continuei indo pra faculdade, e trabalhava bem mais.

Chegava cansado, puto de raiva com a situação.....ia dormir? Beber? Reclamar em grupos de 'real' ou passar horas na blogosfera chamar os outros de chimpa ou animal?
Eu não, sou nem idiota...ia dar uma trabalhada ali antes de dormir, pra ganhar mais.

Tenho a bosta de um Golzinho duas portas...mas ando sentado, ouvindo música e com ar condicionado. Posso dar entrada num Corolla ou comprar um seminovo? Posso. Vou? Não, sou nem idiota, vou é investir e ganhar mais dinheiro.

Ta vindo a crise? Vai piorar? Vai afetar meus rendimentos, ganhos, vida etc?
Baixo a cabeça, e redobro o trabalho, vejo onde posso poupar sem comprometer meu estilo de vida.

Ta com medo da crise? Estuda mais.
Rentabilidade caiu? Trabalha mais, tenta inovar, empreender, mudar algo.
Geral ta se lascando, incluindo você? Faz algo diferente, desliga a TV, para de passar o dia reclamando de mulher, da sociedade, de como é oprimido, chega de vitimismo, arregaça as mangas e faz algo.

Despesas

As de praxe: internet, Sky, canal Combate, e ajuda aos velhos nas contas.

As não recorrentes: compra de novo óculos :( e viagem :)
Sim, a assalariada vai entrar de férias e vamos curtir uma semana na Chapada da Diamantina.

Aqui o que eu acho sobre esses gastos...de uns anos pra cá, poderia muito bem ter viajado pro RJ, Gramado etc etc pontos turísticos tops, mas faria mais falta, financeiramente falando.
O que fizemos? Curtimos praia e serra, no nosso estado mesmo.
Fomos pra bons locais, boas pousadas e comíamos o que queríamos, pois não pesava mais no orçamento.

Como esse ano as coisas melhoraram pra mim e pra ela, fomos um pouco mais longe, pra outro estado e mais tempo. Não pesou, não vai fazer falta, fomos pra um ótimo local, em boa pousada e vamos comer onde der vontade (claro, sem esbanjar ou ostentar).

Poderíamos descer mais, pra Gramado, RJ, Argentina, Chile etc, ou mesmo Europa. Mas iria pesar mais. Resolvemos conhecer o mundo aos poucos, primeiro passeando pela cidade (épocas de vacas magras), depois as coisas foram acontecendo (viajando pelo estado), agora vamos sair do estado...em breve, sairemos da nossa região, descendo mais...e naturalmente, uma hora subimos pros EUA e Europa.

Sem pressa, o importante é poupar, investir, ficar cada vez mais rico e curtir a vida :)

Aportes

Esse mês, mandei 6 mil pra corretora. Desse dinheiro, mais aluguel de FII's e dividendos, o aporte foi:
FII: R$ 4.980,00
Ações: R$ 990,02
Tesouro Direto: R$151,4
Poupança: R$ -3.000,00 (retirado pra pagar IR) + R$15,1 (o que rendeu)


Dividendos:

Recebi R$ 5,50 de 45 ações do Banco do Brasil, no começo de setembro, meus primeiros dividendos!! Bacana :D
Pra melhorar, dia 30 de setembro, me pagaram mais R$ 10,18

Minhas 35 ações da Ambev me renderam uns trocados dia 28: R$ 5,25

Total de dividendos: R$ 20,93

Tesouro Direto

Decidi adotar uma estratégia: pegar tudo que ganho de dividendos e dos alugueis dos FII's, e meter na renda fixa.

Assim, comprei R$ 136,39 ou 0,18 do título Tesouro IPCA 2050, pagando 7,33% + IPCA, com cupons semestrais.
Depois, comprei 0,02 ou R$ 15,01 do Tesouro Pré-fixado, que vence em 2025, pagando 16,05% ao ano, também com cupons.

São valores baixos? Baixíssimos. Mas vão crescendo a medida que eu for comprando mais FII's e Ações. O importante é ir aportando, ver meu salário crescendo, e usando ele pra investir ainda mais.

Me deixa tranquilo saber que, semestralmente, vou receber dinheiro até 2050.
Certamente vou passar muito tempo sem usufruir desses cupons, só reinvestindo.

Mas um dia vou usá-los em minha independência financeira, e quando isso ocorrer, vou usar as taxas altíssimas que estou cravando agora, em época de crise, e arrastarei por décadas.


Dinheiro do aluguel dos FII's virando título do tesouro, que vão me render uns trocados semestralmente até 2050. Só eu acho isso lindo??? Acha pouco? Volta aqui daqui uns anos, essa bola de juros compostos vai crescer monstruosamente :)


FII: HGRE11

Junto com BRCR e KNRI, o HGRE é considerando um dos 'grandes'.

Difícil saber ao certo quantos imóveis tem, pois faz gestão ativa, o que acho fantástico, tornando ele um FII 'perpétuo' (compra imóveis que julga barato, vende quando recebe boas propostas e assim vai crescendo). Mas tem perto de 200 imóveis.

No geral, tem imóveis corporativos, de alto padrão!

Comprei 4 cotas, com preço médio de R$ 1245.
Por ser uma cota de valor alto, a liquidez não é grande, não consegui pechinchar e comprar tudo de uma vez...mas bom que fui me familiarizando com o Home Brooker, vendo esse lance de oferta e tal.

Cada cota rende, em média, R$ 11,60 - o que me dá 0,93% a.m, o que é fantástico, pois é um FII do mais alto padrão de localização, diversificação e gestão.

Se não mudar os fundamentos, provavelmente vou morrer com este fundo! Muito bom!

Ações: ITUB3

Sem comentários da importância e qualidade desse papel numa carteira.
Banco bom, o maior, lucros crescentes.

Comprei 40 ações, a um preço médio de R$ 24,755

Salário:

BBAS3:    R$ 15,68
ABEV3:    R$ 5,25
BRCR11:  R$ 70,70
BBPO11:  R$ 50,06
RNGO11: R$ 10,64
KNRI11:   R$ 4,60
Poupança: R$ 15,01

Total: R$ 171,94

Nenhum comentário:

Postar um comentário