Outubro de 2015: Aportes, Compras, Salário, Vida Pessoal e Profissional

Vida Pessoal: Volta as aulas!

Depois de um tempo em greve, minha universidade voltou as aulas.
Ou seja, menos tempo pra trabalhar...de volta aos gastos de carro, gasolina, lanches, tempo vendo aula, estudando...mas faz parte.

Considero a faculdade um investimento bem conservador.
Foi-se o tempo que fazer uma faculdade, te garantia um bom salário e boa vida, hoje em dia mal garante um emprego.
Porém, com um diploma em minha área, não se morre de fome, então de certa forma é uma garantia.

Gosto do meu curso, mas estou fazendo o mínimo de cadeiras possíveis, difícil você querer estudar depois que começou a trabalhar.

Vida Profissional: Trabalhando como Pessoa Jurídica !

Esse mês, finalmente, passei a trabalhar como PJ.
Emiti nota fiscal e tudo. Passa mais confiança pros clientes, fica mais 'sério' a parada. Bom, como tenho empresa, sou oficialmente 'empresário'.



A burocracia é absurda e desestimulante, justificar isso, emitir nota, pagar contador todo mês, contador tem que emitir documento até pra eu tirar dinheiro da empresa (DECORE, pra mandar grana da conta PJ pra conta PF).

Não se deve misturar gastos e ganhos da Pessoa Fìsica com da Pessoa Jurídica, não é a toa que são 'pessoas diferentes'.

O que fui ganhando, fui mandando pra minha conta PJ.
Só vou usar essa grana mês que vem, pra investir. Tem que esperar fechar o mês, pra fazer a contabilidade e ficar tudo bonitinho...então essa grana afetou o aporte desse mês.

Aproveitei pra 'quitar' o que devo como PF, o que não paguei durante o ano...foi simplesmente uma facada. É triste, revoltante.

Mas a partir do mês que vem, vou pagar menos imposto, pois esse mês já trabalhei como pessoa jurídica \o/

Aportes do mês de outubro de 2015

Nesse mês, aportei R$ 3.000,00 (três mil reais) frutos do meu trabalho, tenho mais dinheiro, mas está na conta pessoa jurídica, e só começo do mês passo pra pessoa física.

Ou seja, antes eu aportava final do mês, o que sobrou do mês vigente.
Ainda vou receber assim, alguns valores.
Porém, o grosso agora, vai vir começo do mês, referente ao mês anterior.

FII: RNGO11

Voltei a comprar cotas do RNGO11! Agora comprei 40, a R$ 73,71 cada:
Aporte e investimento em FII RNGO11

Nos últimos meses pagou 76 centavos de renda, o que dá um rendimento de 1,031% a.m
Antes pagava 78 centavos de renda, o que daria um rendimento de 1,058% a.m

Como eu já tinha 14 cotas compradas ao preço de R$ 78,20 - agora eu tenho 54 cotas, a um preço médio de R$ 74,87, que dão 1,02% a.m caso a renda continue a ser de 76 centavos.

Para quem não conhece, o Fundo Rio Negro (RNGO11) é dono de duas torres, cada uma com 13 andares, em Alphaville em SP.
Embora a área esteja sofrendo com vacância, a gestora mantém esse empreendimento com baixíssima vacância, sendo ele considerado um referencial na região, top mesmo.

Vejam bem: estamos em crise, tem muita vacância na região, e ele entrega mais de 1% a.m (lembrando que é LÍQUIDO, aluguel de FII não paga IR)...tenho plena consciência que a coisa pode, e deve piorar, com vacância e revisionais pra baixo...

...mas estou comprando pra longo prazo. Imagina esse FII em época boa, de baixa vacância na região, de muitos inquilinos querendo pagar caro (concorrência pelo melhor imóvel da região), país se desenvolvendo, juros controlados, inflação aceitável...imagina aí, amigo.

Bom, foi minha aposta :)

Se continuar com a renda que vem distribuindo, deve ter um aumento salarial de R$ 30,0 de agora em diante.

Ações: Nenhuma

Não aportei em ações esse mês. Talvez pelo aporte baixo que fiz.
Vinha aportando pouco, coisa de 10% a 20% de meu aporte.

Meu foco é ter um salário, uma renda dos investimentos, e o foco de ações é aumento de patrimônio, fazer seu investimento crescer mesmo, no longo prazo.

Acho um pouco ingenuidade comprar ações pra querer viver de dividendos.
Até porque o valor do dividendo é descontado da cotação da ação, então é um dinheiro que sai de um bolso e entra no outro.

E cá entre nós, uma Ambev ou Itau da vida saberiam melhor como investir esses lucros do que seus acionistas. Prefiro que as empresas que eu tenho reinvistam nelas mesmas os lucros...não pretendo tão cedo usar a grana de dividendos.

Quando eu estiver ganhando uma renda melhor, tiver 'salário' pra pagar aluguel e umas contas, invistirei em ações em peso, e não mais aos pouquinhos.

Ou seja, por hora invisto muito em FII's, cada vez mais em TD, até atingir um salário bacana. Nesse estágio, penso em focar nas ações.

Imagine ter mil reais em 12 ações, aportando uma vez no mês.
Se forem empresas e cases fantasticamente fodas e excepcionais que multiplicou por 10x meu investimento, terei ido de mil pra dez mil em cada ação. Ou seja, realmente não vale muito a pena investir tão pouquinho em ações...não vou abandonar as ações no momento também, mas não será meu foco.

Tesouro Direto: IPCA 2020, Pré 2025 e IPCA 2050

Desde o mês passado que adoto a estratégia de pegar os rendimentos (aluguel de FII e dividendos de ações) e meter no tesouro.

Via aquela grana recebida ali no meio do mês, e não queria deixar ela parada.
Então com o dinheiro dos FII's comprei, no meio do mês:
Tesouro Ipca 2020: R$ 52,04 a 7,31% + IPCA
Tesouro Pré 2025  : R$ 61,24 a 15,80%
Tesouro Ipca 2050: R$ 68,96 a 7,34% + IPCA

Vejam a mágica, a cena mais linda e deliciosa do mundo, rendimento (FII) virando investimento (títulos), que me darão mais rendimento (cupons), que virarão mais investimentos, que darão mais rendimentos, que virarão mais investimentos.....
Rendimento virando investimento
Investimento virando rendimento, ou rendimento virando investimento ?
Final do mês, pra completar os 3 mil que aportei, comprei R$38,00 de Tesouro Pré-fixado, onde cravei a taxa de 16,01%. Faço isso pois TD não tem corretagem, tanto faz comprar 1 real ou 1 milhão, uma vez ou em mil vezes, é a mesma coisa. Invisto pra não deixar parado, quero fazer render, mesmo que pouco, pois foi um dinheiro suado...e cada centavo a mais de salário é MUITO BEM VINDO.

Assim, esse mês aportei R$ 220,39 no tesouro direto.
Pouco? Pouquinho...mas isso vai crescendo, pois vou a cada mês aportando nos FII...investi 50 por mes, depois 100, depois 140, 200, agora 220...daqui uns anos estarei aportando mil reais em cada título desse, e aí o negócio vai ficar INSANO!

Ah, detalhe, mês que vem recebo meu primeiro cupom, do Tesouro IPCA 2035!
Tenho cerca de R$ 6500 nesse título, foi nele que comecei a investir.

Agora tenho 4 títulos, que pagam cupons semestralmente. Ou seja, a partir do ano que vem, mês-sim-mês-não receberei cupons!

Perco pagando IR? Perco, não gosto.
Mas não tenho salário, não tenho emprego fixo...não posso me dar ao luxo de investir agora pra retirar só daqui 5, 10, 15 anos...não sei quanto vou ganhar próximo mês, nem se vou estar trabalhando com isso ano que vem.

Por isso, prefiro receber esses cupons, mesmo pagando imposto de renda neles.
Ok, não vou usar eles agora...mas vou investir em peso nos títulos que vencem em 2035 e 2050.

Ou seja, vou passar décadas recebendo esses altíssimos juros que cravei hoje, na crise! Ah, daqui 2 ou 3 anos quando teus LCI e LCA's vencerem, não terão essas taxas deliciosas não...

Imagina que bacana eu recebendo no futuro uns 1500 reais ? Já paga um aluguel decente onde moro!

Salário de Outubro de 2015

E, chegada a hora mais legal! Ver meu 'salário' do mês:

Poupança: R$ 13,94
Ações:       R$ 0,00
Tesouro:    R$ 0,00
FII:            R$ 182,40

Total: R$ 196,34

Obter salário através de rendimentos

Um comentário:

  1. Bacana seu post e blog, passa mais la no meu,.vou te adicionar no blog roll.

    Tambem tenho RNGO11, e o fundo q estou comprando e deve preencher todo.meu proximo aporte.

    Ps.: A logica dos dividendos q sao apenas retirada da cotacao nao e bem assim, mas, e uma longa explicacao.

    Abraco

    Vdc

    ResponderExcluir