Aportes, Patrimônio e Salário de Agosto de 2015

Mês de crise, China influenciando o mundo, Dilma assumindo erros...em épocas turbulentas, muitas oportunidades surgem.

Meu populixo usado deu um probleminha quando fui sair uma vez, me bateu um estresse, vontade de comprar um seminovo de melhor qualidade...mas não foi nada demais o problema, respirei fundo e não fiz besteira.

É bem complicado ter uma grana investida, que te possibilita de comprar algo que quer muito, como um bom carro (paquero um Honda Fit, de 2010 pra cá, elogiam muito a mecânica dele, e é espaçoso internamente, o que me agrada muito).

Mas nessas horas temos que ser frios e racionais. Embora com carro popular e velho, eu ando sentado, no ar condicionado e ouvindo música. Como trabalho por conta própria, uso ele somente umas 3x na semana.

2x na semana vou na faculdade com ele, só estou fazendo uma cadeira do meu curso, sem pressa de me formar, pois já trabalho, e foi-se o tempo que diploma valia algo. Ainda estudo porque gosto do curso, e quero ter diploma um dia, ainda é uma garantia, mas que está cada vez mais perdendo valor.

Outro uso do carro é sair com a namorada final de semana, e as vezes resolver problemas, como ir em banco, deixar minha mãe em algum lugar etc.

Frugalidade, pra mim, é isso. Poder comprar um carro de verdade, mas se contentar com um mais basicão, que atende minhas necessidades. E é também poder morar só, mas morar com meus pais, pois mesmo eu pagando minhas contas e ajudando os velhos, sobra MUITO mais pra aportar.

Meus amigos moram só, tem apartamentos bacanas (financiado em décadas) e carros maravilhosos (financiados em 5 anos), e tem essa pressão social. Mas como disse, tem que ser racional. Sei que fazem das tripas coração pra pagar essas coisas.

E eu? E eu aos poucos vou montando meu salário vitalício, de rendimento.
Agora eu me privo, mas no futuro vou me beneficiar. E muito. Investir é isso.

Então vamos aos investimentos.

Aportes de Agosto:

Poupança: R$ 34,82 (o que rendeu, deixei lá)
Tesouro: R$ 173,31(2035, com cupons, a 6,95%)
Tesouro: R$ 1020,71 (2034, com cupons, a 7,12%)
BBPO11: R$ 5785,50 (57 cotas a R$ 101,50)
RNGO11: R$ 1094,80 (14 cotas a R$ 78,20)

Total: R$ 8109,14


Investimentos

Tesouro Direto

Continuo na minha estratégia de investir no TD pra longo prazo, e com cupons semestrais.
Sim, perco com IR todo semestre, mas vejo um caixa de fluxo entrar, o que é ótimo.

Como sou autônomo, não posso me dar ao luxo de receber os títulos só em 2035 ou 2050, pois não tenho salário fixo, não sei quanto vou ganhar nem mês que vem, nem sei se vou estar no ramo ano que vem, não gosto de 'contar' com o mercado.

Então, sacrifico um pouco meu lucro, mas vejo dinheiro entrando, por décadas.
Fiz duas compras esse mês, pois as taxas cresceram muito.

Repetindo: Renda fixa não te deixa rico, mas protege teu patrimônio.
Atualmente, com essas taxas altas (mas não boas, pois a inflação tá alta também, então no fim das contas a gente não lucra praticamente nada), é uma excelente oportunidade pra cravar esses valores e arrastar por décadas.

No meu ver, só tem uma maneira de ganhar dinheiro com renda fixa: receber juros altos (das épocas ruins da economia), durante épocas boas da economia (onde os juros estão baixos).

Ou seja, vou ver o benefício mesmo desses 7%+IPCA quando a economia parar de piorar, se estabilizar e crescer. Aí vão estar sendo oferecidos títulos com 2% ou 3% + IPCA, enquanto eu vou ter cravado 7%+IPCA por décadas.

Sabe aquele seu fantástico, ultra foda e maravilhoso LCI/LCA de 100% CDI ou CDB de 120% CDI?
Vence em 2 ou 3 anos, e provavelmente não vai mais serem oferecidos, pois a economia vai ter mudado!

Repetindo: cravem esses juros POR DÉCADAS! Chance única!
Só tem duas certezas na economia: épocas boas e épocas ruins. Estamos em época ruim.
Pesquisem essa taxa do TD, vão ver que poucas vezes foi oferecido isso!

FII: BBPO11 e RNGO11

BBPO é um fundo com mais de 60 agências do Banco do Brasil, com contratos longos e garantidos (se resolverem desocupar antes um imóvel, vão ter que pagar o aluguel). O inquilino é excelente, paga em dias, não reclama e reajusta o aluguel anualmente.

Atualmente paga R$0,801608 por conta, o que me dá cerca de 0,79%. Nada demais, não é?
Aí vem a vantagem do estudo.

Esse mês vai ter reajuste anual das cotas, e vai pra cerca de R$ 0,88 o que dá cerca de 0,86% ao mês, o que é uma taxa fantástica, pois o fundo é altamente confiável e conservador, ou seja, não preciso ficar 'acompanhando', comprando, vendendo, especulando e essas coisas. É comprar e lucrar no longo prazo, sem me preocupar.

Pensei em comprar uma ação também (ITUB3), mas acabei indo em outro FII, o RNGO11,
Ele paga cerca de R$ 0,78 por cota e eu comprei a R$ 78,20 , quase 1% a.m !!!

O fundo Rio Negro é dono de 4 edifícios de padrão AAA, além de lojas, decks, espaço pra evento, mais de 2 mil vagas de garagem etc etc etc, deem uma olhada:
https://tetzner.wordpress.com/category/fiis/rngo11/
(sempre cliquem em comentários, lá em cima, pra ver a galera discutindo)

A gestão desse fundo é simplesmente fantástica, está conseguindo deixar a vacância lá embaixo, e quando um inquilino avisa que vai sair, ele já vai conseguindo outro.

Não se assustem com vacância, a época é péssima pra imóveis. Porém, a vantagem é que é fácil encontrar cotas baratas! E se em época ruins a vacância e ganhos está assim, imagina em épocas boas!

Se lembrem: economia tem épocas boas, e ruins. Estamos na ruim.
Uma hora melhora. Aproveite a época ruim pra boas oportunidades!

Onde é melhor investir? FII, Tesouro ou LCI/LCA ?


"Ah assalariado, mas o Tesouro SELIC e LCI/LCA's pagam mais de 1% a.m, e você aí se matando por 0,9% ou 0,8%".
Sim, pagam. Hoje, mês que vem...mas em breve a selic cai. E as maravilhosas LCI e LCA's acabam em 1, 2 ou 3 anos. E depois? Acha que vai continuar comprando com essas belas taxas de hoje?

Já excelentes imóveis, do melhor nível, na melhor localização, irão se valorizar no longo prazo, e anualmente terão o preço do aluguel reajustado...e quanto tempo dura um imóvel?
Provavelmente vou morrer e eles vão estar la.

"Ok, são coisas diferentes, FII é algo de valor real...mas renda fixa por renda fixa, LCI/LCA dão um banho no Tesouro"
Ok, mais uma vez: por quanto tempo? Hoje, sim. Durante um ano, dois anos, três anos...talvez. Mas acabam aí, depois elas deixam de existir.

"Aí reinveste!" Aí que está o segredo.
Pesquise as taxas SELIC, CDI e principalmente do Tesouro. Vão ver que poucas vezes foram ofertadas taxas tão altas, a vantagem do Tesouro é você comprar HOJE e cravar, receber essas ALTAS taxas durante DÉCADAS!!!!!!!!

Hoje o TD oferece: 7% + IPCA, pois estamos em uma época ruim.
Mas uma hora deixa de estar ruim, uma hora estabiliza, uma hora volta a crescer e uma hora fica estavelmente bom...e aí vão ser ofertados 2 ou 3% + IPCA...então, quando suas LCI/LCA vencerem, provavelmente vai encontrar taxas assim...e quem cravou taxas do Tesouro por décadas, vai estar sorrindo à toa.


Patrimônio:

Poupança: R$ 5.069,32 (reserva de emergência)
Tesouro Direto: R$ 6.508,31 (total aportado)
Ações: R$ 1.470,50
FIIs: R$ 14.969,05

Total: R$ 28.017,18


Como investir em ação e FII
Ações + FII, no último dia de agosto/2015

Como ganhar dinheiro no Tesouro Direto
Títulos do Tesouro ao final de agosto/2015


Salário de Agosto

Poupança: R$ 34,82
KNRI11  : R$ 4,60
BRCR11 : R$ 70,70

Total: R$ 110,12

Nenhum comentário:

Postar um comentário