Guerreiros de Centavos e Décimos

Vou dar uma dica pra quem se estressa muito buscando maximizar a renda, economizar comprando ações 'baratas' e principalmente pra quem, como eu, perdia muito tempo com isso.

Gladiadores de Décimos e Centésimos

É bem comum ver, por exemplo, num grupo de Renda Fixa pessoas comemorando por terem pegado uma excelente taxa no Tesouro, por exemplo, de 7,00% + IPCA.
Então outro vai e mostra que pegou 7,02%! Fantástico!

E como uma guerreiro, outro logo vem e 'detona' os outros, mostrando a incrível taxa de 7,12% (peguei essa!). Bacana!

Outros vem e ficam na 'espreita', mandam dinheiro pra corretora, especulam e 'aguardam' a melhora hora, a melhor taxa. Em sua maioria, são iniciantes no ramo de investimentos.

Isso é bem mais agressivo nos meios de FII's e principalmente ações.
Tem gente que espera por horas a fio 'bons' preços!

Se atingir determinado preço, vendem até as calças e compram tudo!

O Problema de Lutar por Centavos

Eu já briguei muito por isso, esperava taxas aumentar...já me desesperei e tirei tudo da minha reserva da emergência (poupança) pra aproveitar uma deliciosa oportunidade em FII, que baixou alguns centavos...fui de 0,88 pra algo em torno de 0,90% a.m, maravilhoso!

Mas com o passar do tempo, notei um problema: perdia tempo PRA CARALHO nisso, passava horas no Home Brooker, no site do Tetzner, em foruns, site do Bastter, lendo comentários da blogosfera...

Também adotei outra tática muito usada por investidores, mandava o dinheiro pra corretora, e ficava fazendo compras aos poucos, quando surgiam oportunidades.

Hoje parei de fazer isso, mas meu sonho é voltar.
Por que parei?

Maximizar o investimento


Vamos supor que tu tenha mil reais pra aportar, e compra algo e paga 10 reais de corretagem.
Você perdeu 1% da tua grana em cada operação, ABSURDO! E eu já fiz isso!

Ta ganhando mais? Aportando 5 ou 6 mil ? Vamos supor que faz várias compras de mil reais, e em cada uma delas paga os mesmos 10 reais de corretagem, vai embora 1% toda vez que compra algo! A corretora agradece, afinal, tu vai fazer isso 5 ou 6 vezes.

Mas peraí...tu tava lutando por centavos, por centésimos de DY, lutando pra conseguir ir de 0,90% pra 0,92% num FII ou tentando baixar 2 centavos no preço médio de uma ação, mas DEU DE MÃO BEIJADA 1% PRA TUA CORRETORA? E várias vezes?

Porra, eu fazia essas merdas!!!!!

Mude Sua Estratégia Nessa Guerra

Hoje aporto tudo de uma vez, compro dois ativos (geralmente um FII e uma ação, pra Rico me liberar da custódia mensal). Não me estresso mais...conseguia ótimas oportunidades? Conseguia sim!

Mas perdia horas, gastava com corretagem, em vez de estudar, eu ficava na guerra por centavos.
Em vez de trabalhar e ganhar mais, eu tava duelando no HB pra conseguir 0,05% a menos.
Basicamente vivi pra isso durante meses a fio.

Tá na faculdade? Vai estudar, tenta ser o mais foda, aprende MUITO!
Tá trabalhando? Tenta ser melhor que os outros, o mais ativo, mostre pro seu chefe e pra empresa o quão importante você é, seja foda! O melhor.
Tá em casa? Dê atenção pra sua família, veja uma série, vá passear com seu cachorro ou estudar.

Resumindo: sabe o tempo que gasta na guerra buscando comprar ações por centavos mais baratos?
Investe esse tempo em outra coisa, que vai te fazer crescer, ganhar mais e aportar mais, aí sim tu vai REALMENTE ganhar mais!

Minha Estratégia de Guerra

Eu simplesmente trabalho o mês inteiro, e o máximo que posso. Final do mês, pego o que sobro e é meu aporte, mando tudo de uma vez pra corretora, pra não gastar muito com doc/ted.

Tenho separado, que fiz em períodos de estudo, uma lista com excelentes ações e FII's, que passaram nos meus critérios, que fazem parte de meus planos, tem conceitos que gosto.

Quando meu dinheiro cai na corretora, saio checando os preços dos FII's e Ações que gosto, e aporto naquele que eu achar 'mais barato', como por exemplo, ações que caíram de preço nos últimos dias/semanas/meses e vejo o retorno dos FII's, vendo o preço do fundo e o quanto ele paga de aluguel.

As vezes deixo de lucrar um pouco mais pra poder diversificar. Mas faço isso tudo, geralmente, em uma tarde.
Lá pelo meio do mês, pinga o dinheiro dos aluguéis dos FII's. Se eu ver uma boa taxa de juros no Tesouro Direto, vou lá e compro o título que mais estiver interessante. É o 'máximo' onde vou na guerra, não fico mais batalhando diariamente.

Dou uma lida no site do Tetzner, geralmente final de semana, no Bastter pra acompanhar os relatórios, e comentários na blogosfera, mas mais por 'esporte', gosto do tema. Assim, no dia do aporte, já tenho uma boa noção de como estão os FII's e empresas, aí vó vou lá e compro a melhor opção, entre as que eu já selecionei previamente.

Mas, pra ser sincero com vocês, meu sonho é ir pra guerra todo dia.
Viver só de rendimentos...receber os proventos, pagar minhas contas e sobrar uma boa grana pra aportar...e em vez de aportar tudo de uma vez, ficar vendo o mercado, estudando, lendo relatório de FII's, analisando com mais frequência o balanço das empresas...

Gosto da 'guerra', espero um dia chegar no nível de deixar uma boa grana na corretora, pra comprar algo todo dia, gosto disso. Mas, infelizmente, se eu fizer isso hoje em dia, a grana que vou perder com corretagem vai fazer falta, e principalmente o tempo dedicado a isso.

Mas sigo trabalhando, lendo, aportando e investindo. Um dia chego lá.
E você, como atua nessa guerra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário