Estratégia de Investimento em Renda Fixa: Tesouro Direto, LCI, LCA, CDB e Debêntures

Como já expliquei no artigo Por Que Investir Para Ter um Salário, disse que meu foco era obter uma renda mensal, mas não somente depois de juntar um enorme patrimônio, como a maioria quer, mas sim mês a mês.

Ou seja, todo mês aporto e tenho um 'aumento salarial', em busca de meu sonho, de ter um salário que pague minhas contas (não pretendo parar de trabalhar, apenas adaptar em quê eu trabalho).

Minha Estratégia: Tesouro Direto

Não existe investimento ruim ou bom, existe aquele que melhor se 'casa' com seus objetivos.
Meu objetivo é ganhar a longo prazo e ter um salário.

Nesse sentido, escolhi investir nos títulos NTNB, que pagam uma taxa + inflação (IPCA), e os juros são dados semestralmente.

Ou seja, compro um título do tesouro, e ele é sempre reajustado pelo IPCA, assim, não perco o valor que investi, ele é sempre reajustado pela inflação.

Em cima desses valores reajustados, é dado um juros anual (por exemplo, 7% ao ano), e então esse juros é pago para mim, todo semestre.

Vantagens dos Títulos com Cupons Semestrais

Primeiro, me dá um salário logo de cara. Recebo uma quantia todo semestre, divido por 6 e pra mim isso funciono como um 'salário', a partir do momento que aplico.

Segundo, não me tira o custo de oportunidade. Ou seja, todo semestre eu recebo valores e decido onde é melhor aplicar no momento.

Quem investe, sabe que isso ocorre: há épocas que a renda fixa é melhor, outras épocas as ações tem boas barganhas, em épocas de crise imobiliária o valor das cotas vão pro fundo do poço e oferece boas oportunidades de se tornar cotista de excelentes imóveis.

Terceiro, estamos em épocas de juros altos e comprar um título que paga um ÓTIMO valor, durante décadas (invisto em títulos que vão até 2035 e 2050). Ou seja, dias melhores virão e com eles, os juros serão beeeem mais baixos, mas eu já garanti e cravei o recebimento de juros altos por DÉCADAS!

Desvantagens dos Títulos com Cupons Semestrais

Todo semestre, ao receber os cupons, pago imposto de renda. Isso come parte de meus lucros.
Quem compra os títulos que só pagam no vencimento, paga imposto somente na hora de receber (porém, o dinheiro fica preso nesse meio tempo e você perde oportunidades).

Como recebo os juros todo o semestre, meus títulos semestrais tem fracos efeitos dos juros compostos. Caso eu não recebesse os cupons, os valores destes seriam adicionados ao títulos, ele valeria mais.

Renda Fixa: O Grande MITO

É bem comum ter pessoas achando que vão ganhar dinheiro.
Eu mesmo pensei em investir apenas em Renda Fixa.

Porém, a função da renda fixa é proteger seu patrimônio, ter ele ajustado pelo valor da inflação e ter tímidos ganhos. Isso mesmo, você protege patrimônio, você não ganha patrimônio praticamente.

"Ah, mas os juros estão altíssimos, raramente foi assim."
Sim, os juros estão altos.
Não, os juros não estão bons.

De que adianta os juros serem altos, se a inflação também é?
Ganha 12% de lucro líquido ao ano? Parabéns, a inflação vai e come 10%...nossa, ganhou 2%!
Viu? Praticamente não ganhou nada, só protegeu.

Só existe (ao meu ver...quem souber outra maneira, avise) uma maneira de realmente ganhar dinheiro com renda fixa: receber os juros de época de crise, em época de estabilidade/crescimento.

Ou seja, é receber 12%, 13%, 14% etc, quando a inflação for baixa (4 ou 5%).
Em épocas de estabilidade e crescimento, os títulos oferecidos ofertam baixos juros e se nessa época você estiver recebendo dinheiro da época em que os juros eram altos (e você cravou esses valores por décadas), aí sim amigo, além de proteger patrimônio, vai ganhar dinheiro.


LCI, LCA, CDB e Debêntures

Esses investimentos são tidos como 'o máximo', ficaram populares e visados, pois ofertam taxas 'altíssimas', melhores que as do Tesouro.

Sim, é verdade, ofertam taxas altas. Mas não ofertam taxas boas, pois em sua maioria são para 1, 2 ou 3 anos. E como expliquei: você recebe juros altos, mas não bons juros, pois a inflação atualmente é alta.

Ou seja, eu não ganho dinheiro com LCI, LCA, CDB e Debêntures, apenas protejo que tenho.
Desse modo, descarto totalmente esses investimentos, prefiro comprar títulos que vão me garantir juros altos POR DÉCADAS!

Sim, prefiro receber um pouco menos no Tesouro, mas de maneira constante até 2035 e 2050.
Não tenho o menor interesse de investir agora, para receber daqui poucos anos.

Sabe o que pode acontecer? Investe agora, mas daqui 3 anos quando receber o valor ajustado pelos juros, há grandes chances de a economia já ter parado de cair e de estar em horizontes mais estáveis.

Quando isso ocorrer, você acha que vai ter essas taxas de juros de hoje?
Hahaha, não vai! Não vai mesmo! Perdeu a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário